O que é?


     Fundado em 2002, o SCAM (Sistema de Combate e Artes marciais Medievais) tem o objetivo de estudar os Cavaleiros medievais e guerreiros de épocas passadas, recriando técnicas e equipamentos, prezando acuidade histórica e segurança, mas adotando uma metodologia dinâmica para a prática nos nossos dias.

      Hoje, o SCAM é um projeto apoiado pelo Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

     O grupo SCAM é dividido em:


  • Academia
    Para aqueles interessados numa arte marcial histórica, é nesta parte que poderão aprender as técnicas com os equipamentos como espadas e arcos. A metodologia adotada pelo grupo é contemporânea, preza a saúde e integridade dos praticantes. Respeito, cortesia, honra, humildade e companheirismo são preceitos trabalhados diariamente, assim como a filosofia dos Cavaleiros Medievais. Também é onde o equipamento feito pelo Grupo de Pesquisa é utilizado.

Arqueiros em formação
Praticantes treinam com armaduras
e espadas históricas
    












  • Grupo de Pesquisa
     Este setor sempre está trabalhando continuamente para desenvolver equipamentos próximos dos modelos históricos, buscando a funcionalidade mas mantendo a segurança. Fabricando armaduras, espadas, arcos e outros itens utilizando técnicas artesanais, você poderá ver os frutos desta pesquisa na galeria de fotos, ou na academia. Graças a este acervo (que vem sendo montado desde 2002), hoje o grupo é convidado para participar de diversos eventos culturais para demonstrações, exposições e workshops.
Forjando um elmo 

  • Setor acadêmico
     Buscando informações em museus, livros e diversos acervos, o setor acadêmico é vinculado ao Núcleo de Estudos Medievais Meridianum, do departamento de História da UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina). Estes dados são aplicados no desenvolvimento de técnicas de esgrima e arquearia pela Academia e de forja pelo Grupo de Pesquisa. Com o desenvolvimento do conhecimento obtido pelo SCAM, desde 2010 o setor acadêmico vem expondo seu trabalho em seminários e simpósios nacionais e internacionais de História Medieval.

Palestra em Simpósio Internacional
de História Medieval





Nenhum comentário:

Postar um comentário