Nossa Missão

    Através de um constante esforço de seus membros, a academia dispõe hoje de uma variada gama de equipamentos, que permite o estudo e a prática das técnicas de lutas medievais e de arquearia, desenvolvidas ao longo dos anos.  As técnicas são baseadas no estudo de manuscritos sobreviventes da época e outras fontes, associada a uma prática marcial, sempre buscamos uma atividade que fosse possível por pessoas de todas as idades, onde a camaradagem e o companheirismo sejam a cola que mantêm o SCAM funcionando, integrando os diversos perfis de praticantes (inclusive os arqueiros) em um ambiente de respeito e cortesia.  

    Inicialmente o interessado deve escolher o caminho do arco (ser um arqueiro) ou o caminho da espada (ser um espadachim), mas também é oferecido um extenso aprendizado em outros equipamentos. Com o avanço de seu treinamento, utilizando armaduras adequadas ao seu peso e idade, para a aplicação de técnicas mais históricas. O praticante começa primeiro com equipamentos acolchoados, treinando primeiro as técnicas básicas, para só depois, começar a trabalhar com equipamentos avançados como armaduras e espadas madeira ou metal.

    Metas:
  • Trazer para o mundo contemporâneo as artes medievais, desmistificando o que se chama de “Era das Trevas”.
  • Ensinar a filosofia do “knighthood”, o espírito do cavaleiro, valores como honra, cortesia e humildade.
  • Oferecer aos praticantes um treinamento mais histórico, o mais próximo possível do que teriam os antigos cavaleiros medievais, mantendo um alto padrão de segurança.
  • Valorizar o trabalho em equipe, a interação social, o respeito ao próximo.
  • Incitar o hábito de pesquisar informações, na busca de um aprendizado mais sólido.
  • Ter sempre em mente uma atividade possível para todas a idades e para ambos os sexos.